Blog

consulteaqui.com 22/06/2015 14:47

Agendamento online ajuda a reduzir evasão de pacientes nas consultas.

Dados do IBGE mostram que a quantidade de internautas brasileiros com mais de 10 anos de idade cresceu 143,8% nos últimos seis anos. Esse percentual de crescimento associado à ascensão do mercado de dispositivos móveis tem cada vez mais gerado a migração de serviços tradicionalmente offline para o meio online. É nesse contexto que o serviço de agendamento online de consultas médicas vem conquistando cada vez mais espaço.

Há seis meses, o dentista Dr. Marcelo Cima, que mantém consultório no Rio de Janeiro (RJ), aderiu ao sistema de agendamento online de consultas do portal Consulte Aqui (http://www.consulteaqui.com/). O serviço permite que o paciente procure, sem qualquer custo, especialistas credenciados do seu plano de saúde na região em que reside e agende consultas de acordo com os horários disponibilizados pelo médico, dentista ou profissional de saúde. Segundo o Dr. Cima, o conceito tem se mostrado eficiente na redução do índice de não comparecimento de pacientes (evasão). “Atualmente, 100% das consultas são agendadas através do Consulte Aqui. No agendamento tradicional, via telefone, havia uma evasão de, aproximadamente 20 %”, ele conta. 

A mesma percepção tem a odontologista Dra. Annie Michelli Rocha Soares, que mantém consultório em Cuiabá (MT) e há quatro meses utiliza o sistema de agendamento online de consultas do Consulte Aqui. "Hoje 80% dos meus pacientes são agendados via Consulte Aqui, e os lembretes via sms que o portal envia são práticos e evitam telefonemas em horário comercial", afirma Dr. Annie Michelli.

Comum nos Estados Unidos, o agendamento online pode trazer benefícios tanto para o médico, quanto para os pacientes. Entre as vantagens do agendamento online estão o conforto e agilidade no atendimento aos pacientes. “A agenda online evita falhas de comunicação, comuns no atendimento telefônico e pode enviar lembretes da consulta aos pacientes via sms ou e-mail”, afirma o Dr. Cima. 

O público de pacientes que utilizam gratuitamente o Consulte Aqui é de pessoas entre 20 a 50 anos de idade, com acesso à internet e preocupados com saúde e qualidade de vida. Os profissionais de saúde cadastrados no portal pagam um valor mensal pelo serviço. A fim de estimular o conhecimento dos serviços e a assinatura do plano, a empresa oferece aos profissionais a oportunidade de ter cinco consultas iniciais agendadas, sem custos. 

O portal Consulte Aqui já conta com mais de 1.500 profissionais de saúde cadastrados e sua rede de atendimento engloba mais de 100 diferentes convênios médicos. As cidades em que o Consulte Aqui apresenta mais médicos cadastrados são Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) . Para mais informações, acesse: http://www.consulteaqui.com/ .